Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Projeto: Como se constroem as ideologias

Projeto: Como se constroem as ideologias

Componente Curricular: Filosofia
Modalidade/Nível de Ensino: Ensino Médio – 2ª Série
Conteúdo: Ideologia

1 Apresentação

Difícil encontrar na ciência social um conceito tão complexo, tão cheio de significados, quando ao conceito de ideologia. Nele se dá uma acumulação fantástica de contradições, de paradoxos, de arbitrariedades, de ambiguidades, de equívocos e de mal entendidos, o que torna exatamente difícil encontrar o seu caminho nesse labirinto. E para facilitar e despertar no aluno o desejo de compreender como nascem as ideologias na sociedade, apresentamos este Projeto Interdisciplinar que irá trabalhar o conteúdo da 2ª série do Ensino Médio sobre Ideologia.

1.1 Justificativa

A compreensão do que é ideologia e de como ela se constrói em uma determinada sociedade não é tarefa tão simples, por isso para trabalhar com esse tema o responsável pela área de Filosofia do Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins propôs um trabalho interdisciplinar com as áreas de Artes, História e Português, com o intuito de facilitar e tornar mais atraente e dinâmico o ensino e a aprendizagem desse conteúdo.

1.2 Objetivo Geral

Propiciar situações em que os alunos experiências educativas individuais ou em grupo nas quais poderão identificar como se constroem as ideologias numa determinada sociedade.

1.3 Objetivos Específicos

• Conceituar ideologia;
• Interpretar os discursos orais e escritos identificando os indícios ideológicos;
• Identificar os mecanismos sociais utilizados para a construção das ideologias;

1.3 Resultados esperados

• Compreensão do conceito de ideologia;
• Interpretação dos discursos orais e escritos identificando os indícios ideológicos;
• Identificação dos mecanismos sociais utilizados para a construção das ideologias;

2 Duração da Atividade: 03 aulas de 50 minutos (que correspondem a 3 semanas)

3 Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno:

Ao iniciar o trabalho faça um diagnóstico para identificar se a turma tem noções da teoria marxista, seus princípios e ideias básicas.

4 Metodologias - Estratégias e recursos das aulas:

1ª Semana:
Problematizarão:
Apresentar no data show a história:
Uma estória para começar... Samir blahoud

Numa certa tribo primitiva da Austrália, o ritual de passagem da infância para a vida adulta era cercado de crueldades, para provar a força, resistência e coragem dos jovens. Entre outras coisas, o jovem era fechado numa cabana, junto a um enxame de furiosas abelhas. O jovem deveria suportar todas as ferroadas sem soltar um ai. Depois ele deveria enfrentar feras no mato com instrumentos precários de autodefesa...Enfim, somente após um ritual de atrocidades é que ele poderia ser considerado membro adulto da tribo, com todos os privilégios reservados apenas aos guerreiros.

Só os filhos dos chefes religiosos da tribo, que presidiam tais rituais, é que estavam isentos dessas práticas, porque só pelo fato de serem de descendência sagrada, eles já partilhavam da força dos deuses, o que os habilitava para posições privilegiadas. Foram os próprios deuses que, no princípio, assim estabeleceram as coisas.

A partir dessa história o professor deverá explorar A ideologia é um conhecimento deformado e falseado da realidade que beneficia um grupo em detrimento de outro. Quem tem mais poder na sociedade, tem mais possibilidade de impor sua ideologia. Porque tem um pensamento mais elaborado e tem à sua disposição melhores meios para difundi-la. Os membros sagrados da tribo, devido sua posição privilegiada tinham maiores condições de impor sua cosmovisão a todo o grupo. Afinal, seu papel é altamente legitimado pela crença generalizada no seu poder sobrenatural. O fenômeno ideológico é um produto necessário do fenômeno da desigualdade social.

Introdução do Conteúdo: Para iniciar este conteúdo o professor deverá explorar um vídeo da música Ideologia (Cazuza) acessando o link: http://www.youtube.com/watch?v=yUYEkrBfDrA e apresentando-o no data show.

Música: Pedir aos alunos que comentem sobre a letra da música, o que eles pensam ser ideologia na visão do Cantor.

2ª Semana:

Leitura e interpretação oral do texto:

Como nasce uma ideologia

A ideologia é um conhecimento deformado e falseado da realidade que beneficia um grupo em detrimento de outro. Quem tem mais poder na sociedade, tem mais possibilidade de impor sua ideologia. Porque tem um pensamento mais elaborado e tem à sua disposição melhores meios para difundi-la. Os membros sagrados da tribo, devido sua posição privilegiada tinham maiores condições de impor sua cosmovisão a todo o grupo. Afinal, seu papel é altamente legitimado pela crença generalizada no seu poder sobrenatural. O fenômeno ideológico é um produto necessário do fenômeno da desigualdade social.

A desigualdade é um fenômeno de poder e esse poder precisa legitimar-se.

Precisam, portanto, justificar a necessidade da permanência da realidade como ela é, mantendo um quadro de idéias para convencer os outros disso.

A ideologia é a justificação das posições sociais. Nesse sentido, a ideologia conta com a participação e colaboração da filosofia, da literatura, das ciências, do direito etc. A realidade é transformada em mito e o dominado crê no mito. Conscientizar é desmitificar.

A ideologia usa a ciência:

Há uma “atitude ideológica”, quando um cientista, um jurista ou um meio de comunicação são utilizados para falsificar a realidade. Nesse sentido, nem a ciência nem o direito são neutros. É impossível existir neutralidade em questões sociais.

No século XVII, os “cientistas” da Igreja tinham que acreditar e ensinar que a Terra era o Centro do Universo (teoria geocêntrica), pois assim faziam supor as Sagradas Escrituras, interpretadas pelos Santos Padres e pela Hierarquia da Igreja. Mesmo tendo apontado o telescópio para os céus e comprovado que o Sol era o centro do nosso sistema, Galileu foi obrigado a abjurar, em 1633, para não ser queimado vivo, como acontecera com Giordano Bruno, em 1600. Galileu ficou em prisão domiciliar até o final da vida. Só em 1992 a Igreja reconheceu publicamente que Galileu estava certo.

Principalmente em Estados Totalitários, a ciência é muito usada para fins de justificação do regime. Por isso há controle e censura à produção científica. Hitler, por exemplo, queria provar, cientificamente, a superioridade da raça ariana sobre todas as outras raças. Faziam-se experiências, inclusive com seres humanos. Uma ditadura pode usar “explicações científicas” para provar a necessidade e a oportunidade de se construir uma Usina Nuclear em Angra dos Reis, ou uma Rodovia Transamazônica. Recorrer à ciência, às estatísticas, dá uma maior importância, uma aparência de certeza da verdade, ao fato em discussão.

Até os dominados "defendem" a ideologia dominante:

- Foi Deus quem quis assim. Quando ele quiser, ele manda chuva para nós. Não podemos reclamar, não.

Uma pobre mulher nordestina dizia isso em junho de 2001.

- Minha senhora, não foi Deus, não! O dinheiro que já foi enviado para a SUDENE daria para ter inundado o Sertão. O Sertão poderia ter virado mar... Grande parte da culpa é dos corruptos que ficam com nosso suado dinheirinho... que, juntado, dá um dinheirão!

Atividade em grupo: produção de texto de 10 a 15 linhas, a partir da interpretação da música Ideologia de Cazuza e do texto explorado sobre o que ideologia.

3ª Semana:

Atividade no laboratório de Informática: levar os alunos ao laboratório de informática para realizar pesquisa no wikipedia sobre ideologia, utilizando o hipertexto acessando o link: http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia

Apresentação das atividades em grupo para a turma: A partir da pesguisa realizada prepar slides sobre o tema e apresentá-los para a turma.

5 Recursos complementares:

• Data show;
• Laboratório de Informática;
• Texto xerocopiado;

6 Avaliação:

Deve ser feita durante todo o processo.

Professor, você pode elaborar os critérios junto com seus alunos. Uma sugestão:

- participação coerente nas discussões e nas atividades propostas;

- realização das atividades no laboratório de informática e participação nas discussões a partir das pesquisas;

- correção da produção de texto.

- Quadro de critérios de avaliação:

Critérios: Ótimo - Bom - Médio - Refazer

Participação Contribuiu com idéias úteis, participou da discussão e contribuiu consideravelmente para o grupo. Geralmente participa das atividades práticas, não participa das discussões, contribui de forma moderada com o grupo. Algumas vezes participa das discussões, mas não propõe nada e sente dificuldades para trabalhar em grupo. Não participa das discussões, não contribui para o grupo, muito disperso.

Abordagem da temática Abordagem inovadora apresentando resultados relevantes ao tema (além da proposta) Abordagem inovadora, porém os resultados não surpreenderam (apenas o que foi proposto). Abordagem simplista e os resultados não contemplaram o tema (não atingiu o objetivo)

Qualidade nos trabalho Trabalho bem acabado e criativo. Trabalho bem acabado. Precisa melhorar o acabamento. O trabalho mal acabado, não conseguiu atingir o objetivo da proposta.

Referências:

CHAUI, M. O que é ideologia do trabalho. São Paulo: Moderna, 1992.
CYRINO, Hélio. Ideologia hoje. Campinas: Papirus, 1986.
GARCIA, Nelson Jahr. O que é propaganda ideológica. 6. Ed. São Paulo: Brasiliense, 1986. (Primeiros Passos, 77).
MARCONES FILLHO, Ciro. Ideologia. 7. Ed. São Paulo: Global, 1991.
MARTINEZ,P.A teoria das elites. São Paulo: Scipione, 1997.
VALLADARES,E.,BERBEL,M.Revoluções do século XX. São Paulo: Scipione, 1994.
MARX, Karl, ENGELS, F. A ideologia alemã. Trad. José Carlos Bruni e Marco Aurélio Nogueira. 6ª ed. São Paulo: Hucitec, 1987.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Ideologia
http://www.youtube.com/watch?v=yUYEkrBfDrA

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