Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

SOCIALIZANDO UMA EXPERIÊNCIA COM PROJETO EM SALA DE AULA

O trabalho com projetos em sala de aula propicia uma rica e vasta troca de experiências entre alunos e alunos, como também alunos e professor. Tive a oportunidade de vivenciar, por meio da observação e da participação, do desenvolvimento de um projeto educativo na área da filosofia, no Instituto Presbiteriano Vale do Tocantins, do Projeto “Como se constroem as ideologias”, na 2ª série do Ensino Médio.

O projeto tinha como objetivos fazer com os alunos após seu término fossem capazes de conceituar ideologia, interpretar os discursos orais e escritos identificando os indícios ideológicos e identificar os mecanismos sociais utilizados para a construção das ideologias.

Para o desenvolvimento do projeto a professor buscou a interdisciplinaridade com os professores de Artes, História e Português. Da Arte por meio do estudo da música como expressão dos sentimentos, experiências sociais, culturais e ideológicas de uma sociedade. A História enfatizou como cada sociedade de acordo com seu tempo histórico e suas vivências sociais, culturais e políticas constroem seus conceitos, valores e ideologias. A área de Português teve a responsabilidade de auxiliar os alunos na interpretação e compreensão dos textos e hipertextos estudados.

Utilizou metodologias como aulas expositivas dialogadas com apresentação de data show, estudos de textos e hipertextos sobre o tema e de músicas, realização de pesquisas na internet no laboratório de informática e atividades individuais e em grupo. Os recursos tecnológicos como podem perceber pelas metodologias adotadas, fizeram-se presentes no desenrolar do projeto, como o uso de computadores, hipertextos, data show, aparelhos de som e outros.

A utilização do projeto se dos recursos tecnológicos para o trabalho pedagógico com tema proposto tornou a transposição didática dos conceitos de ideologia e como se constroem as ideologias mais dinâmica, atraente e de fácil compreensão por parte dos alunos, observou-se ainda que houve maior envolvimento tantos dos professores das áreas envolvidas como dos alunos. Desta forma, podemos concluir que a utilização de projetos e de recursos tecnológicos facilita e enriquece a execução do processo de ensino e contribui para a aprendizagem do aluno.

Nenhum comentário: