Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Possíveis Mudanças e Possibilidades de Contribuições das Tecnologias

De acordo com Pedro Demo as novas tecnologias tornaram as linguagens, hoje, multimodais, um texto que já tem várias coisas inclusas, som, imagens, texto, animação. O texto tem que ser atrativo para proporcionar ao aluno uma forma de aprendizado diferente. A escola tem que se organizar de tal forma que traga para dentro do seu ambiente as novas culturas do século XXI, como o mp3, a televisão, a internet, o DVD e o celular. Esses elementos devem fazer parte da rotina escolar para tornar o processo de ensino aprendizagem mais atrativo.

Para tanto devemos cuidar do professor, pois ele é o responsável por fazer com que todas essas mudanças entrem na escola. Ele será o disseminador dessas novas tecnologias como instrumentos didáticos para que o aluno aprenda.

Nesse sentido faz-se necessário uma nova pedagogia que ajude o professor não apenas dar aulas, mas ser capaz de produzir seus próprios materiais didáticos, suas próprias aulas, ajude o professor ser autor da sua prática pedagógica.

Ao ler a entrevista de Pedro Demo percebi que ser professor hoje, implicar não apenas saber manusear o computador é necessário utilizá-lo como um instrumento de uma mudança do paradigma educacional, um paradigma que promova a aprendizagem ao invés do ensino, que coloque o controle do processo de aprendizagem nas mãos do aprendiz, que ajude o professor entender que a educação é um processo de construção do conhecimento do aluno como um todo.

Outro ponto que chamou minha atenção foi quando ele coloca que o professor não corre o risco de ser substituído, uma vez que é por meio dele que essas novas tecnologias só entram na escola se entrarem pelo professor, pois ele é as tecnologias das tecnologias, e deve se portar como tal. É necessário portanto cuidar para que o professor possa sempre, por meio de cursos de formação continuada, aprender sempre para ser capaz de ser o autor de suas aulas tornando se autônomo e criativo.

Nenhum comentário: