O currículo é instrumento norteador que contempla disciplinas específicas, competências e habilidades necessárias e indispensáveis à educação em todas as suas esferas. Pode ser ainda, as experiências vivenciadas na trajetória de vida de qualquer ser humano ao longo dos anos, que determinam, ao longo dos anos, o que somos e no que nos tornamos, contribuindo de forma significativa para a construção da nossa identidade pessoal e social.
Neste sentido, uma prática pedagógica baseada no uso de tecnologias propicia a integração de diferentes mídias ao currículo com instrumentos facilitadores da transposição didática dos conteúdos escolares com foco na aprendizagem do aluno. E por meio de estratégias pedagógicas adequadas, prática e teoria se inter-relacionam e dão o norte para o desenvolvimento do currículo concebido como construção social (GOODSON, 2001), cultural e histórica que envolve conhecimento, poder, tomada de decisão, produção de identidades (PACHECO, 2001) e de conhecimentos resultantes dos diversos processos individuais e globais de construção mentais influenciados pelas relações sociais.
Desenvolver projetos que promovam a integração entre currículo e as novas tecnologias que circulam na sociedade, ainda é um grande desafio para nós educadores, e requer um esforço de todos nós envolvidos e comprometidos com a educação escolar, exige a busca constante da integração entre os professores das diferentes áreas do currículo, a busca de uma formação contínua, a aceitação de novos paradigmas relacionados ao uso das tecnologias em sala de aula.
Mas não se pode negar que o uso das tecnologias no processo de ensinar e aprender enriquece as experiências educativas e facilita a aprendizagem por tornar mais dinâmico e atrativo e por isso propicia mais envolvimento dos alunos no processo de descoberta e reconstrução de conhecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário