Apresentação

"Em tempos de engano universal, dizer a verdade é um ato revolucionário" (George Orwell)







Este blog é um espaço de reflexão e troca de experiências educativas na área de Filosofia para o Ensino Médio. Os materiais aqui postados tem por objetivo subsidiar o estudo tanto de professores quanto de alunos. Os textos serão de autoria própria, ou de autores da área, ou resultado de pesquisas em obras literárias e na web.



segunda-feira, 24 de maio de 2010

O que é um Hipertexto

Termo hipertexto foi utilizado pela primeira vez por Theodor H. Nelson ao conceituar o que seria "linkar" ou "ligar" textos, nos anos 1960, numa comunicação apresentada à Conferência Nacional da Association for Computing Machinery, nos Estados Unidos e teve como influência o pensador francês Roland Barthes.
Na Wikipédia encontramos o seguinte conceito de Hipertexto:

"é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal”.

Ao navegar pela Wikipédia, percebi que o hipertexto é uma forma não linear de apresentar a informação textual, uma espécie de texto em rede, no qual há a interação de vários links que possibilita um elo entre vários conceitos. Outro aspecto que despertou minha atenção foi o fato do hipertexto possibilitar a livre escolha do caminho a ser percorrido por nós usuários, agregando-se uma diversidade de recursos como sons, imagens, animação tornando-se a consulta mais fácil e atraente.
Aprender a navegar por um hipertexto, foi uma experiência impar, pois descobri o quanto ele é rico, e permite uma gama de informações que enriquece a construção de novos conhecimentos. E desta forma poderei orientar melhor tanto meus filhos, em suas pesquisas escolares, quanto os professores que monitoro, que terão novas possibilidades de pesquisas dos conteúdos a serem trabalhados em sala de aula, e poderão ainda orientar seus alunos na utilização do hipertexto como fonte de aquisição de novas informações para construção do conhecimento.

Um comentário:

Sirlene disse...

Olá, amiga!

Suas colocações sobre hipertexto são pertinentes e nos proporciona novos conhecimentos sobre o tema. Sirlene